Diário de um louco - Curta Metragem



http://www.newtonpaiva.br/Acontecenanewton/News.aspx?newsId=224451

Axenty Ivanovitch Propritchine é um funcionário público atormentado, sua insignificância no emprego é dada pelo seu cargo: apontador de penas de escrever. Para fugir de sua falta de importância, ele cria um próprio mundo, com uma nova identidade. Baseado no conto “Diário de um Louco”, do escritor Russo Nicolai Gogol, o curta-metragem produzido pelos alunos de Psicologia apresenta essa metáfora sobre alienação, que mostra as causas sociais da loucura e a divisão entre realidade e desejo, mundo real e o que não se tem acesso.
Dirigido pela professora Rozangela Gontigo e pelo psicólogo Fabio Teixeira, o curta é resultado de um trabalho da disciplina de Teatro e Psicologia. Os alunos e a professora se encarregaram de toda a produção: além de atuar, adaptaram o roteiro, editaram e publicaram o filme, que pode ser visto no Youtube, de forma parcial, ou o filme inteiro no site Megavideo.


MEGAVIDEO (FILME INTEIRO)



Megavideo (dividido em quatro partes)



Para a professora Rozangela, a disciplina não tem o objetivo de formar atores, e sim “vincular a arte no aprendizado. Já que a literatura, a psicanálise, as artes plásticas, a dança, o uso do corpo são temas propostos para a pesquisa, discussão e elaboração por todos que integram o grupo”.
A ideia de produzir um curta-metragem surgiu da disciplina “Mitologia e Tragédia”, no qual alunos realizaram no ano passado uma peça teatral de “Hamlet”, de William Shakespeare.


Ficha Técnica:

Diário de um louco

Adaptação do conto de Nikolai Gogol
Curta Metragem. 35 min.
Direção: Rô Gontijo e Fabio Teixeira.
Roteiro: Rô Gontijo e Michelle Amaral.
Edição: Fabio Teixeira
Música: Hugo Bizzotto

Elenco em ordem alfabética:
Adélia Maciel (Mocinha na rua), Arlene Vieira (Mavra e chefe da sessão), Berta Drumond (Sophie), Daniel Bruno (Grande da Espanha), Fabio Teixeira (Ivanovich), Igor Benko (Grande da Espanha), Lucas Machado (Grande da Espanha), Michelle Amaral (A mocinha), Natan Soares (Funcionário, Grande da Espanha), Rô Gontijo (A mãe, A velha), Rodrigo Cabral (Grande da Espanha), Santiago de Almeida (Grande da Espanha), Saulo Ferreira (Grande da Espanha).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Julgamento de Frinéia

A fábula do planeta Mônada

SALOMÉ